Zilda Arns Neumann um ano depois!

15/01/2011 14:18

 

Pe. Geraldo Rodrigues

Boletim "Vivências" 197

O abalo sísmico que abalou o Haiti na tarde do dia 12 de janeiro 2010 sepultou sobre os escombros, juntamente com algumas milhares de pessoas, a figura carismática de Zilda Arns Newmann (75 anos), médica pediatra e especialista em Saúde Pública, Fundadora e Coordenadora da Pastoral da Criança Internacional e Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.

Depois da conferência para 150 pessoas, cuja maioria já tinha se retirado da igreja, lugar da conferência, um sacerdote queria saber ainda mais sobre a Pastoral da Criança. Ele e mais 15 sacerdotes ficaram conversando, quando aconteceu o terremoto, e 15 deles perderam sua vida com Dra. Zilda.

Palavras da própria Zilda Arns Newmann: “A Pastoral da Criança do Brasil é apontada como uma das mais importantes organizações comunitárias, em todo o mundo, a trabalhar nas áreas de saúde, nutrição, educação e cidadania da criança, desde o ventre materno até os 6 anos de vida, e de prevenção da violência no ambiente familiar, envolvendo necessariamente as famílias e comunidades. Nas comunidades em que está organizada, a mortalidade infantil chega a ser inferior à metade da média nacional. Segundo dados recentes do IBGE, para cada mil crianças nascidas vivas no Brasil, 29,6 morrem antes de completar um ano. Em 2002, nas comunidades com Pastoral da Criança, esse índice foi menor do que 14 mortes em cada mil crianças nascidas vivas. De maneira sistemática e organizada, desenvolvendo a solidariedade humana e a multiplicação do saber, as comunidades são capazes de se tornar agentes de sua própria transformação. É desta maneira, formando redes de solidariedade humana e procurando somar esforços, que tem conseguido a inclusão social”.

"A construção da paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância e se transforma em fraternidade e responsabilidade social. A paz é uma conquista coletiva. Tem lugar quando encorajamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas do bem comum". Dra. Zilda Arns Newmann.

“Amar é acolher, é compreender, é fazer o outro crescer!”

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e dos perigos e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los!” (Final do discurso de Zilda Arns Newmann, pronunciado no Haiti, pouco antes de morrer sobre os escombros do terremoto.)

No Evangelho de hoje, Mc 1, 29-39 (confira acima), Jesus faz o convite: vamos a outros lugares! É necessário mover-se, cumprir nossa tarefa de anunciadores do Evangelho! Zilda Arns interceda por nós!