Libertar da fome

19/10/2010 08:44

 

Sábado, 16 de outubro/10, foi comemorado o "Dia Mundial da Alimentação". Na ocasião, o papa Bento XVI enviou uma mensagem à FAO destacando "a necessidade de valorizar adequadamente o setor agrícola e dar prioridade ao objetivo de libertar a família humana da fome!" Esta mensagem, que o Papa enviou ao diretor geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Jacques Diouf, foi publicada na sexta-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé. "O tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano, ‘Unidos contra a fome’, é uma oportuna recordação de que todos têm de realizar um compromisso para dar ao setor da agricultura sua importância adequada", assinala o Papa.

Libertar da fome?! - Nem precisava lembrar - Nem precisava, porém, lembrar que libertar da fome é prioridade! Quem está morrendo precisa ser socorrido agora, neste momento!!! O Papa insiste: "É necessário que todos - dos indivíduos às organizações da sociedade civil, Estados e instituições internacionais - deem prioridade a um dos objetivos mais urgentes da família humana: a libertação da fome". Bento XVI ressalta que "para conseguir se libertar da fome, é necessário garantir não só que se disponha de comida suficiente, mas também que todo o mundo tenha acesso diário a ela".

"Isso significa promover todos os recursos e infraestruturas necessários para sustentar a produção e a distribuição em escala suficiente para garantir plenamente o direito à alimentação". O Papa lamentou que "muito frequentemente a atenção se desvia das necessidades das populações", que "não se dá suficiente ênfase ao trabalho no campo, e os produtos da terra não recebem a proteção adequada". "Como resultado, produz-se o desequilíbrio econômico e se ignoram os inalienáveis direitos e a dignidade de toda pessoa humana".

 

Pe. Geraldo Rodrigues

Boletim "Vivências" 112