EUA: Santuário de São João Neumann, Filadélfia, PA

17/01/2011 23:03

 

Redentoristas celebram o Bicentenário do Nascimento de São João Neumann

Em 1836, um jovem seminarista chamado João Neumann chegou aos EUA proveniente da Boêmia, sua pátria. Deixou a família na calada da noite para se tornar missionário na América. Seu único objetivo era levar o amor de Deus às almas esquecidas e abandonadas.


Ele entrou para os Redentoristas em 1842, e em 1852, na idade de 41 anos, foi nomeado 4o bispo de Filadélfia. Nos oito breves anos antes de sua morte, Neumann construiu cerca de 90 igrejas, fundou o sistema nacional de escolas paroquiais, estabeleceu diversas ordens religiosas, e defendeu a fé católica, num ambiente hostil.


Em 5 de janeiro de 2011, dia de São João Neumann, os Redentoristas abrirão o Neumann Year (Ano Neumann), que terminará em 23 de junho de 2012. O cardeal Justin Rigali de Filadélfia vai celebrar a Missa de abertura no dia da festa no Santuário do santo na igreja de São Pedro, em Filadélfia. Uma celebração de âmbito paroquial será realizada em 9 de janeiro de 2011.

Vários eventos estão programados durante o Ano Neumann para divulgar pelo mundo a sua mensagem de fé, educação e caridade. Entre as atividades constam retiros mensais nos sábados, no Shrine of St. John Neumann (Santuário de São João Neumann), missões paroquiais especiais e noites de recolhimento pregadas pelos Missionários Redentoristas em paróquias de toda a Costa Leste, e um essay contest (concurso de redação) para estudantes católicos de nível secundário e superior.

"O testemunho de sua vida, fala de uma forma especial para a nossa própria época", disse o ex-Superior Provincial de Baltimore Patrick Woods. "Como hoje são travadas batalhas políticas sobre os imigrantes sem documentos e as nossas fronteiras, nós pensamos no nosso santo, que era um pastor zeloso para com as ondas de imigrantes.

"São João Neumann viveu numa época de feroz anti-catolicismo; hoje, estamos diante de um secularismo que deprecia o espírito. Educar nossos jovens é um grande desafio para nós hoje como foi para o fundador do sistema escolar paroquial", disse Woods.

Durante o Ano Neumann, os Redentoristas promoverão especialmente peregrinações ao Santuário de São João Neumann. No Santuário encontra-se o corpo de São João Neumann, bem como várias relíquias e artefatos.

“O Santuário é um lugar de serenidade e santidade, um lugar onde São João Neumann, em seu amor e dedicação pelas pessoas de todas as nacionalidades, raças e até mesmo religiões, ainda intercede pelo povo de Deus e o abençoa", disse o Pe. Kevin Moley, ex-pároco da igreja de São Pedro e ex-Reitor do Santuário de São João Neumann e agora Superior Provincial. "Deus ainda se serve de um dos seus humildes servos de muitas formas milagrosas. Somos muito abençoados por termos conosco este grande Redentorista, Bispo e Santo."

Deus deu à Igreja e à Província de Baltimore um grande presente em São João Neumann, "disse o Pe. Woods. "Que o próximo ano seja um Ano Jubilar da Graça, à medida que vamos conhecendo mais profundamente São João Neumann, seu amor a Deus e à Virgem Maria, e seu zelo incansável para com os pobres.

"Para obter mais informações sobre os eventos do Ano Neumann e como você pode participar das comemorações, veja o sito redemptorists.net/neumann.

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES, CLIQUE NO QUADRO ABAIXO: