Cinco bispos anglicanos decidem entrar para a Igreja Católica
No dia 8 de novembro/10, cinco bispos anglicanos, da igreja da Inglaterra, anunciaram sua renúncia ao ministério nessa igreja e sua decisão de entrar na Igreja Católica Apostólica Romana. Eles entrarão para a Igreja Católica estabelecendo o que se chama de "ordinariatos pessoais, com características semelhantes às de uma diocese não territorial, uma nova estrutura canônica". Assim, poderão manter elementos próprios de sua tradição litúrgica e espiritual.A Igreja Anglicana lamentou o fato, aceitando "com pesar" as renúncias dos bispos que se unem ao Vaticano, "que decidiram que seu futuro no ministério cristão passa pelas novas estruturas propostas pelo Vaticano". A associação internacional de anglicanos que se opõem à ordenação de mulheres, como sacerdotisas ou bispas (
Forward in Faith), assegurou aos bispos que apresentaram sua renúncia "o amor, as orações e o apoio de todos os seus membros, além do seu agradecimento pelo ministério que desempenharam ao seu serviço". A Igreja Católica deu "as cordiais boas-vindas, estendidas a todos os que querem se aproximar".
Os bispos são: Andrew Burnham, bispo de Ebbsfleet; Keith Newton, bispo de Richborough; John Broadhurst, bispo de Fulham; Edwin Barnes, bispo de Richborough; e David Silk, bispo de Exeter. Os três primeiros atendiam espiritualmente fiéis de diferentes dioceses anglicanas que não aceitaram a ordenação de mulheres como sacerdotisas. Um comunicado assinado pelos 5 bispos explica que todos eles acompanharam durante anos o processo de diálogo entre anglicanos e a Igreja Católica, iniciado após o Concílio Vaticano II, "com oração e profundo anseio". Continua o comunicado: "Poderemos levar nossa experiência de discipulado cristão à comunhão plena com a Igreja Católica, que abrange o mundo inteiro e todas as épocas". A decisão passará a vigorar a partir de 31 de dezembro/2010.
Pe. Geraldo Rodrigues
Boletim "Vivências" 135