Catedral de São Paulo - seus 61 sinos voltaram a soar

20/12/2010 19:43

 

Foi no dia 16 de dezembro/10: uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo (SP), cardeal dom Odilo Pedro Scherer, marcou a reinauguração dos 61 sinos da Catedral da Sé, o maior carrilhão de sinos da América Latina. A restauração, patrocinada pelo Grupo Comolatti e realizada pelas empresas Santo Dia e Belltec, foi iniciada em outubro/10. Cada sino possui uma nota musical exata, de maneira que é possível tocar músicas por meio de uma espécie de teclado manual ligado a martelos mecânicos. Além disso, 35 sinos possuem martelos eletro-mecânicos, ligados a um teclado comum adaptado, permitindo que um organista profissional possa tocar músicas com os sinos. A empresa ‘Santo Dia’ tem tradição de mais de 100 anos na fabricação de sinos pela Fundição Artística Paulistana (conhecida como "Sinos Angeli"). Os sinos passaram por limpeza, ajustes, reformas dos martelos e troca de motores.

 

 

Foi instalado um painel computadorizado que monitora os horários em que os sinos tocarão e as melodias programáveis. Essa parte de automação é de responsabilidade da firma ‘Belltec’. Os sinos, de bronze, fabricados na Holanda pela empresa "Petit & Fritsen", chegaram ao Brasil em 1958, quatro anos após a inauguração da catedral. O carrilhão ocupa três andares de uma das torres da catedral, a cerca de 70 metros de altura. O maior dos sinos pesa 4,7 toneladas, com um badalo de aproximadamente 70 quilos.

"O sino está mais ligado à realidade do campo. Estes sinos, porém, tocando no centro da cidade grande, irão alegrar o coração das pessoas, tocando o coração do povo, como sinal da presença de Deus em seu meio", lembrou o cônego Walter Caldeira, cura da catedral.

 

 

Pe. Geraldo Rodrigues

Boletim "Vivências" 175