LIBERDADE DE EXPRESSÃO PARA A IGREJA NA VENEZUELA

11/07/2010 10:32

 

O jornal do Vaticano “L’Osservatore Romano” (edição de 8 de julho/10) publicou um artigo pedindo, em manchete, “liberdade de expressão” para a Igreja Católica na Venezuela, por causa dos insultos que Hugo Chávez, o presidente do país, pronunciou contra o cardeal Jorge Liberato Urosa Savino.

Resumimos o que diz o artigo: “A Igreja Católica na Venezuela rejeita com determinação a indescritível agressão verbal referida ao cardeal arcebispo de Caracas. Hugo Chávez, “nos últimos dias, tem jogado gasolina no fogo em relação às relações Igreja-Estado. Ele o fez em duas ocasiões, aproveitando as celebrações do bicentenário da independência nacional”.

O cardeal havia denunciado o fechamento de muitos meios de comunicação da oposição e havia convidado o Governo a que respeitasse os direitos democráticos reconhecidos pela Constituição.

O Conselho Presbiteral da arquidiocese de Caracas recorda num comunicado que, “como cidadão venezuelano, o cardeal tem pleno direito e dever de opinar e contribuir para o bem comum, segundo sua ampla preparação cultural e suas convicções pessoais.

Hugo Chávez, por sua vez, tinha pedido ao povo que ignorasse a legitimidade dos pastores da Igreja Católica.

Pe. Geraldo Rodrigues

(Boletim "Vivências 11")