PALIO A 38 NOVOS ARCEBISPOS

01/07/2010 10:37

 

Como tradição, agora na solenidade de S. Pedro e S. Paulo, celebrada em Roma no dia 29 de junho (no Brasil a festa será celebrada no próximo domingo), Bento XVI entregou o pálio a 38 arcebispos, nomeados neste último ano. Dois são brasileiros: Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (Pernambuco); e Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém (Pará).

O pálio é uma espécie de estola de lã branca, com cruzes pretas bordadas, simbolizando a unidade com o sucessor de S. Pedro. No início era usado só pelo papa. Depois passou a ser usado também pelos arcebispos e pelo primaz de um país. (O arcebispo é o bispo da diocese que é sede de uma província eclesiástica, região constituída por várias dioceses; o primaz é o arcebispo da arquidiocese mais antiga de um país).

O pálio é usado como símbolo de poder delegado pelo papa e símbolo de comunhão com a Igreja Católica a estes arcebispos que assumem uma arquidiocese.

A sede do primaz do Brasil é Salvador da Bahia e o primaz atual é o Cardeal Geraldo Majella Agnelo.

Agora, no dia 11 de junho/10, o cardeal arcebispo recebeu, na Câmara Municipal de São Paulo, o título de cidadão paulistano. Natural de Juiz de Fora (MG), dom Geraldo trabalhou como padre na Arquidiocese de São Paulo por 20 anos. Foi também bispo de Toledo (PR).

Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR.

Província de São Paulo