Leigos audazes e entusiasmados!

22/11/2010 20:44

No domingo, 21, a Igreja no Brasil celebrou o "Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas". Estabelecida em 1991, a data ocorre sempre no último domingo do Ano Litúrgico, festa de Cristo Rei do Universo. Em 2007, na abertura da V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, em Aparecida (SP), o papa Bento XVI convocou os cristãos leigos a assumirem a sua missão com "audácia e entusiasmo", sentindo-se "co-responsáveis na construção da sociedade segundo os critérios do Evangelho, em comunhão com os seus pastores". Bento XVI deu ainda um recado para a Igreja: "Que promova um laicato amadurecido, responsável com a missão de anunciar e fazer visível o Reino do Senhor".

"O Dia Nacional do Cristão Leigo nos leva a refletir e aprofundar nossa identidade, vocação e missão; a celebrar nossa vida como membros do Corpo Eclesial e a homenagear a tantos que assumem o laicato", destacou Laudelino Augusto, presidente do Conselho Nacional dos Leigos.

Na ocasião, ressaltou dom Antônio Celso de Queirós que "a Igreja caminha, cada dia mais, para a consolidação do leigo como parte principal da sua estrutura". E completou: "Sem os leigos, temos uma Igreja manca, uma Igreja que é capaz de falar, de propor o Evangelho, os valores humanos, sobretudo na sociedade, mas não tem braços para realizar. Sem o leigo não há Igreja!"