Congresso vocacional latino-americano na Costa Rica

03/02/2011 17:03

 

Está ocorrendo, de 31 de janeiro a 5 de fevereiro/11, na cidade de Cartago, na Costa Rica, um grande congresso vocacional do qual participam mais de 400 pessoas. Tem como tema “Mestre, pela tua palavra lançarei as redes” e como lema “Chamados a lançar as redes para alcançar a vida plena em Cristo”. Seu objetivo principal é fortalecer a cultura vocacional para que os batizados assumam seu chamado de ser discípulos missionários, de acordo com a realidade da América Latina e Caribe.

São convidados para o evento de Costa Rica os bispos presidentes das Comissões para as Vocações de cada país da América Latina e Caribe, bem como seus secretários executivos, além de dois agentes da pastoral vocacional, um da pastoral da juventude, um da pastoral da educação, um da catequese, um da pastoral familiar, dois da Vida Consagrada, um dos Institutos Seculares, um diácono permanente, um da Organização dos Seminários e Institutos Teológicos e Filosóficos do Brasil. Do Brasil participa também um representante de cada um dos 17 Regionais da CNBB.

 

Testemunho vocacional

Em sua mensagem ao 2º Congresso vocacional, o Papa Bento XVI ressaltou que os agentes da Pastoral Vocacional da Igreja na América Latina e Caribe são chamados a fortalecer a pastoral vocacional "a fim de que os batizados se tornem discípulos e missionários de Cristo nas circunstâncias atuais dessas amadas terras”. Tal Congresso pretende seguir o impulso missionário promovido na 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe,

realizada em Aparecida (SP). Continua o Papa: “O testemunho pessoal e comunitário de uma vida de amizade e intimidade com Cristo, e de total entrega a Deus, ocupa um lugar privilegiado no trabalho de promoção vocacional. O testemunho fiel da própria vocação é um meio privilegiado para despertar em muitos jovens o desejo de seguir os passos de Cristo. Hoje, como sempre, os jovens são sensíveis ao chamado de Cristo que os convida a segui-lo. O mundo precisa de Deus e por isso precisará sempre de pessoas que vivam para Ele e O anunciem aos demais".

Pe. Geraldo Rodrigues

Boletim “Vivências” 219